segunda-feira, 31 de agosto de 2015

ALEAC: Acre realiza audiência pública para debater mudanças climáticas por meio de requerimento do deputado estadual Dr. Jenilson Leite (PCdoB)


Atendendo a um requerimento do deputado Jenilson Leite (PCdoB), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), por meio da Mesa Diretora, realizou durante toda a sexta-feira (28) uma audiência pública para discutir as mudanças climáticas ocorridas no Acre nos últimos anos.

Jenilson Leite (PCdoB) disse que o evento é um marco no processo de discussão que é necessário ser realizado para a elaboração de políticas públicas com vistas a reduzir esses impactos.

“Precisamos entender melhor esse tema, compreender o que está acontecendo no nosso planeta. Temos aqui palestrantes renomados, que compreendem tanto do ponto de vista científico, como de propostas que podem diminuir os impactos dos episódios que podem nos causar grandes transtornos futuramente”, pontua o autor da proposta.

Para a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PSB), a iniciativa da Assembleia Legislativa do Acre é louvável e contribui com o país na elaboração de uma proposta para ser apresentada na COP21, que deve ser realizada em Paris, no mês de dezembro.

“Infelizmente o governo brasileiro não apresentou quais são os compromissos que o Brasil vai assumir em Paris. Os Estados Unidos já apresentaram, o México, a Índia, a União Europeia e o Brasil até agora não disse quais são esses compromissos. A mobilização em cada Estado de cada setor é fundamental. Então, iniciativas como essas que estão sendo feitas aqui e como outras que acontecem no Brasil são importantes para que o nosso país assuma a sua responsabilidade e não perca o protagonismo que tinha, mas que infelizmente está perdendo”, disse ela.

Já o vice-presidente do Senado Federal, senador Jorge Viana (PT/AC), ressaltou que se nada for feito a Amazônia será a principal prejudicada com os efeitos da emissão de gases de efeito estufa.

“Nós temos que refletir muito sobre a vida que estamos levando e sobre o padrão de produção e consumo em que vivemos. Moramos em uma região que possui o maior depósito de gases de efeito estufa, que são nossas florestas. Então temos que trabalhar para que haja, sim, o desenvolvimento humano, mas sem por em risco o próprio planeta. Se essas mudanças bruscas continuarem avançando, uma das regiões que mais sentirá os efeitos é exatamente a Amazônia”, diz Jorge Viana.

A chefe da Casa Civil, Márcia Regina, representando o governador Tião Viana (PT) no evento, disse que o governo do Acre tem intensificado as ações para o aproveitamento de áreas já abertas.

“Eu pude acompanhar de perto as mudanças feitas pelo ativismo para que o Acre hoje fosse um estado inovador, na inclusão das pessoas e na preservação de suas florestas. Estamos com programas de recuperação de áreas abertas em expansão, e isso é muito importante para a preservação das nossas florestas”, salienta.

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), destacou que é necessário refletir para buscar soluções para o enfrentamento desses problemas climáticos.

“Quero parabenizar a Assembleia Legislativa do Acre e o deputado Jenilson Leite por essa iniciativa. Ano passado o Rio Madeira viveu a maior cheia de sua história, este ano foi o Rio Acre. Enfrentamos agora o início de um verão também rigoroso, que traz problemas como as queimadas, seca dos rios, desabastecimento de água, entre tantos outros. Por tudo isso, precisamos refletir e buscar soluções, tanto imediatas como a longo prazo para esses dois extremos do clima.”, considera.

Da Assessoria

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

ALEAC: Deputado estadual Dr. Jenilson Leite (PCdoB) pede subsídio do Estado para baixar o preço das passagens aéreas (domésticas) no Acre


O deputado estadual Dr. Jenilson Leite (PCdoB), presidente da CCJ da Aleac e membros de mais quatro comissões da Casa, usou a tribuna nesta quarta-feira, 26, durante a sessão ordinária para pedir ao governo do Estado que encontre uma forma de subsídiar as passagens aéreas domésticas no Acre. Pois o preço das passagens domésticas estar altíssimo, principalmente, as passagens de Rio Branco para os municípios mais isolados do Estado. 

O deputado em seu pronunciamento enfatizou  que uma passagem entre um município do interior e a capital sai mais caro que a passagem de Rio Branco à Porto Velho. 

"A população tem reclamado bastante do alto preço das passagens aéreas no Acre. Estou propondo que o governo negocie com as empresas aéreas uma forma de baixar o preço através do subsídio". 

O parlamentar também ressaltou que teve uma conversa com governo pedindo o melhoramento nas pistas de pousos dos municípios acreanos. Recebendo o sinal positivo do mesmo. Após seu pedido, o governo já realizou o trabalho de recuperação na pista de pouso dos aeródromos de Jordão e Santa Rosa do Purus. 

Dr. Jenilson Leite disse ainda que, como representante da população é seu dever buscar uma solução para os problemas da mesma. Isso incluí, cobrar e propor ao executivo. 

Por Leandro Matthaus

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

MOMENTO SAÚDE: Deputado estadual Dr. Jenilson Leite (PCdoB) ajuda na vinda de moderno aparelho para realização de exames em portadores de hepatites no Acre


O deputado estadual Dr. Jenilson Leite ( PCdoB) participou nesta segunda-feira, 24, no Sesacre, de uma reunião com vários médicos da área de infectologia do Estado. Na reunião ficou acertado a vinda de um moderníssimo aparelho para o Acre para a realização de exames em portadores de Hepatites, substituindo o exames da biópsia hepática tradicional. 

O Fibroscan é o nome do moderno aparelho que através da ajuda do deputado estadual Dr. Jenilson será trazido para o Estado. Mensalmente serão realizados dois mil exames nos vinte e dois municípios do Estado. O Fribroscan é semelhante a um transdutor de ultrassonografia, o aparelho faz uma medição de ondas emitidas entre dois pontos do fígado e, pela sua intensidade, avalia o grau de fibrose do órgão.

Por seu caráter invasivo, a biópsia não poupa o paciente do risco de sofrer sangramento ou mesmo de um vazamento da bile. Já o Fibroscan não oferece risco nenhum. O equipamento também pode ser utilizado para o acompanhamento de pacientes que passaram por transplante de fígado. A hepatite C, por exemplo, é uma doença que pode acometer o indivíduo novamente, mesmo após a troca do órgão. Para esses casos, a avaliação frequente da progressão fibrótica é fundamental. 

O deputado que também é médico com especialização na área de infectologia disse que a vinda deste aparelho trará enorme benefícios os pacientes com hapatites. "Os pacientes sofrerão menos com o novo método. Receberão os exames com maior agilidade. O Estado se modernizando e a população ganha com isso", disse Dr. Jenilson Leite. A Dra. Paula estava na reunião representando o secretário de saúde do Estado, Armando Melo. Também estava presentes os médicos Dr. Martoni, Dr. Thor Dantas, Dra. Sirlei e Dr. Alan.

Por Leandro Matthaus 
Foto: Jardy Lopes

EDUCAÇÃO: Deputado estadual Dr. Jenilson Leite (PCdoB) solicita ao Governo do Estado salas de Pré-Enem para todos os Municípios


O deputado estadual Dr. Jenilson Leite (PCdoB) apresentou a Mesa Diretora da ALEAC (Assembleia Legislativa do Acre) nesta terça-feira, 25, uma indicação durante a sessão ordinária para que o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Esporte providencie a instalação de salas pré-ENEM nos vinte e dois municípios do Estado. O parlamentar justifica sua indicação de quê o ENEM hoje é o principal meio de ingresso no ensino superior nas universidades públicas via sisu (sistema de seleção unificada). As notas do obtidas pelos candidatos no ENEM são utilizados para concorrem às bolsas de estudos nas faculdades particulares por meio no PROUNI e do programa Ciência Sem Fronteira, ambos do governo federal. 

O projeto tem caráter social porque os alunos que não tem condições de pagarem cursinhos serão contemplados. Além dos mais, nem todas as cidades do Acre existem cursos preparatórios por ENEM. A implantação irá auxiliar no aprendizado do estudante, aumento suas chances de obter boas notas e galgar uma vaga nas universidades, seja ela pública ou particular.

Veja na Integra a justificativa do deputado Dr. Jenilson Leite 

“Desde sua criação, em 1998, o ENEM vem ganhando importância. Se, no início, a prova tinha apenas a finalidade de medir o conhecimento dos alunos ao término do ensino médio, a avaliação tem, desde 2009, status de vestibular. Atualmente, o ENEM faz parte dos processos seletivos de instituições públicas e privadas de nível superior, tornando-se um passaporte para a universidade. Na mesma medida em que ganhou importância, o ENEM passou a receber mais candidatos. A primeira edição, em 1998, contou com 157.221 inscritos; em 2014, o número ultrapassou os 8,7 milhões – um recorde. Nem todos sabem, porém, que a nota obtida na prova pode ser usada de diferentes formas. É possível apresentá-la para o acesso à universidade federal, mas também para participar do Programa Universidade Para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos em instituições privadas. O ENEM é requisito básico para disputar uma das vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona estudantes para universidades federais, estaduais e institutos de tecnologia. Pelo menos 92 instituições utilizam o sistema para o preenchimento parcial ou total de suas vagas. Mas atenção: para brigar por uma vaga, é preciso redobrar os cuidados com a redação. Uma nota zero nessa prova impede o candidato de concorrer a vagas do programa federal. Há universidades públicas que não aderem ao SiSU, mas utilizam a nota do ENEM em seus processos seletivos. Algumas instituições utilizam o ENEM em substituição à primeira fase do vestibular; outras, como complemento à nota. Todos os alunos interessados em concorrer a uma vaga no ProUni, que oferece bolsas de estudo em universidades privadas a estudantes de baixa renda, são obrigados a realizar o ENEM. Mas não basta fazer a prova, é preciso obter no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação). Quem quer brigar pela vaga deve evitar ainda a nota zero em redação. Desde 2011, o ENEM é obrigatório para quem deseja solicitar o Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (FIES). A regra vale para quem concluiu o ensino médio a partir de 2010. Diferentemente do ProUni, o FIES não impõe restrições relativos à média dos candidatos para concecer o financiamento. A importância do ENEM não se encerra com o ingresso no ensino superior. Para os universitários interessados em estudar no exterior, o exame é etapa obrigatória na disputa por bolsas do programa Ciência sem Fronteira - que, até 2015, pretendem enviar 101 mil jovens para cursos de graduação e pós-graduação do exterior. No processo seletivo, os candidatos são avaliados ainda segundo o desempenho acadêmico e domínio de língua estrangeira. Estudantes com nota superior a 600 pontos no ENEM têm preferência. A Universidade de Coimbra, em Portugal, passou a aceitar o ENEM no processo de seleção para estudantes brasileiros interessados em cursar a graduação. Serão aceitas as notas obtidas nas edições 2011, 2012 e 2013 do exame e, dessa forma, os brasileiros estarão dispensados das provas oficiais portuguesas. As notas do ENEM terão pesos diferentes para cada curso escolhido pelo candidato. Pessoas com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio podem obter o certificado de conclusão desta etapa escolar por meio do ENEM. A opção deve ser informada pelo candidato no ato da inscrição. Para a emissão do diploma, é preciso obter mais de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática) e 500 pontos na redação. Ademais, sabe-se que os estudantes acreanos acreditam no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, sendo a principal forma de ingresso no ensino superior em todo país. Por isso, é fundamental que seja fornecido de forma gratuita um curso preparatório que atenda todos os parâmetros do ENEM, com qualidade de ensino, tendo em vista, que muitos alunos foram prejudicados com a greve da educação”.

Por Leandro Matthaus
Foto: Jardy Lopes

TARAUACÁ: Deputado estadual Dr. Jenilson Leite ( PCdoB) cumpre agenda no interior do Estado no final de semana.


O deputado estadual Dr. Jenilson Leite ( PCdoB) cumpriu agenda na cidade de Tarauacá no final de semana.

No sábado (22), à noite, o parlamentar participou do lançamento da terceira etapa do projeto de formação cultural e inclusão social da associação de moradores do bairro da COHAB.

O projeto tem como objetivo a aquisição de infra estrutura e a realização de oficinas de formação nas áreas de Música com aulas de teclado e violão, Artes Cênicas com Teatro e Dança, Artes Visuais, Artes Circenses, Capoeira, Cultura Popular e Patrimônio Cultural. O evento foi realizado no galpão cultural da Associação do bairro ao lado da Rádio Comunitária Nova Era FM.

Logo após o lançamento do projeto cultural, o parlamentar viajou para à aldeia indígena da terra do Caucho no rio Murú, distante da cidade duas horas de barco motorizado.



Na aldeia, Jenilson Leite participou do encerramento do 1º Festival Internacional Cultural Huni Kuin do Caucho. O evento é inédito, concebido exclusivamente para oferecer ao povo brasileiro e cidadãos de todo o mundo acesso à riqueza cultura e espiritual do povo “Huni Kuin – O Povo Verdadeiro”, também conhecido como Kaxinawá, por meio de uma programação exclusiva, que ofereceu aos participantes momentos pra lá de especiais, na presença dos pajés, caciques, guerreiros e cantores indígenas da floresta amazônica acreana.

O evento inciou no dia 17 de agosto, na Terra Igarapé Caucho.

Cerca de dois mil visitantes estiveram no festival para participar das diversas atrações, como as danças Huni Kuin, comidas típicas, feira de artesanato, medicinas nativas, caminhada pela floresta, cerimônias de cura e purificação, consultas com pajés, workshops de artesanato e plantas medicinais.

No domingo, 23, Leite participou do lançamento do festival de praia da cidade com várias atrações musicais.


Por Leandro Matthaus
Foto: Jardy Lopes

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

TARAUACÁ: Deputado estadual Dr. Jenilson Leite participa da festividade e celebração dos 80 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus


O deputado estadual Dr. Jenilson Leite ( PCdoB) participou durante  os   dias  14 e 15/08  da  festividade e celebração dos oitenta anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Tarauacá. 

O evento contou  a presença de dezena de centenas de pessoas que vieram adorar e louvar ao  Senhor  juntamente com os membros da Igreja durante os três dias da belíssima festa.  


 A celebração contou com a presença de  várias autoridades, dentre elas:  o senador Sérgio Petecão,  o deputado estadual  Jesus Sérgio, o vice-prefeito Chagas Batista,  secretários e assessores da Prefeitura. 

Os presente puderam louvar a Deus com os  belos louvores do coral da própria Igreja e também  na voz do cantor evangélico de renome nacional, J.Neto. Já o pregador da palavra de Deus  foi o Pastor Luiz Gonzaga-  presidente estadual da Assembleia de Deus do Acre.

A celebração iniciou na sexta-feira, 14, sendo encerrado no domingo, 16. 

Vários pastores que ao longo destes oitenta anos estiveram afrente dos trabalhos da Igreja na cidade, além de outros membors da mesma foram  homenageados.

Dr. Jenilson parabenizou a Igreja Evangélica Assembleia de Deus pela  celebração desta importante data. O parlamentar destacou ainda  o papel social da entidade.  "Parabenizo todos os membros da Igreja pelos oitenta anos de trabalho em prol da obra do Senhor, bem como,  o auxílio que vem  prestando a sociedade tarauacaense, através do trabalho de conscientização do homem enquanto cidadão,  na retirada de pessoas dos caminhos das drogas e crimes. Parabéns!". 

Por Leandro Matthaus 
Blog Tarauacá Agora
Foto: Jardy Lopes

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

ALEAC: Jenilson Leite quer mamógrafo na regional Tarauacá/Envira




O deputado Jenilson Leite (PC do B) apresentou uma indicação nesta quarta-feira (12) na Aleac pedindo a instalação de um mamógrafo na regional Tarauacá/Envira. Segundo ele, as mulheres dessas regionais tem que se deslocarem para Cruzeiro do Sul ou Rio Branco para fazerem o exame.


“O câncer de mama é o segundo em causa de mortes de mulheres, segundo a Organização Nacional de Saúde, nesse sentido pedimos a instalação de um mamógrafo”, salienta.


Ele pediu, também, que a Secretaria de Estado de Saúde instale um núcleo de infectologia na mesma regional. O parlamentar justifica a instalação do núcleo pelo alto índice de doenças infecciosas naqueles municípios.


Outro assunto abordado pelo deputado comunista foi a instalação pelo Depasa de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) no município do Jordão.


“Queria saudar nesse sentido o diretor do Depasa, Edvaldo Magalhães, que teve a coragem de fazer esse tratamento. Ele fez talvez um dos atos que mais vai ajudar a saúde da população daquele município. Está de parabéns o governo e diretor do Depasa”, concluiu.

Fonte: Ac24horas
Foto: Jardy Lopes

terça-feira, 11 de agosto de 2015

ALEAC: Deputado Jenilson Leite comemora lançamento da nova etapa do programa Luz para Todos


O deputado Jenilson Leite (PCdoB) comemorou na sessão desta quarta-feira (5) o lançamento da nova etapa do programa Luz para Todos no Acre, um projeto do governo federal executado pela Eletrobras, em parceria com o governo do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Tião Viana (PT) na última segunda-feira (3) na Casa Civil. As ordens de serviço foram assinadas e devem ser cumpridas num prazo de 18 meses, beneficiando cerca de 30 mil pessoas da área rural, num investimento de cerca de R$ 40 milhões.

No mês de junho o parlamentar havia pedido na tribuna a retomada dos trabalhos do programa, ressaltando a importância do mesmo para os produtores rurais do Estado. “Estou tão feliz com o lançamento da nova etapa do programa Luz para Todos. No mês de junho fui procurado por vários produtores que pediam a continuidade desse projeto, que para a alegria das famílias rurais está de volta. Esse programa continuará levando dignidade às famílias que moram na zona rural deste Estado” afirmou.

O deputado parabenizou ainda o presidente da Casa, deputado Ney Amorim (PT), pela condução da reunião realizada na tarde de ontem (04) com professores e técnicos da Educação, que estão em greve há 51 dias. O deputado elogiou a maneira como o presidente intermediou a conversa entre os educadores e os parlamentares que compõem a Comissão de Educação do Legislativo.

“Quero parabenizar o presidente Ney Amorim pela forma com que ele conduziu a reunião realizada ontem à tarde com o movimento grevista da Educação. A conversa aconteceu num tom mais ameno e com isso os professores puderam se expressar melhor e falar um pouco sobre as propostas que eles esperam receber do governo. O que esperamos é que de fato as coisas avancem”, disse.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac
Foto Jardy Lope

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

JORDÃO: Deputado estadual Dr. Jenilson Leite (PCdoB) participa da inauguração da nova Estação de Tratamento de Água


O deputado estadual Dr. Jenilson Leite (PCdoB) participou neste sábado, 8, da inauguração da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), em Jordão. A nova Estação garantirá 100% do abastecimento de água nos lares das famílias jordanenses residentes na área urbana. Com a nova ETA a produção de água será triplicada, garantindo o abastecimento diário a todas as residências 24 horas por dia. O ato de inauguração foi realizado pelo governador Tião Viana ( PT), juntamente com o prefeito Élson Fárias ( PCdoB). Também estavam presentes, o deputado federal , Léo de Brito ( PT) , o diretor-presidente do DEPASA, Edvaldo Magalhães, a assessora do Ministério da Defesa, Perpétua Almeida, os vereadores e membros da comunidade. 


A Obra foi construída através da parceria governo do Estado ( DEPASA) e a Prefeitura. O deputado estadual Dr. Jenilson foi um dos articuladores para aquisição da nova ETA pelo município. O parlamentar intermediou a parceria entre os órgãos. 


Ainda em Jordão, o parlamentar participou do lançamento do PAA ( programa de aquisição de alimentos) do governo do Estado. O programa compra os produtos agrícolas do pequeno agricultor e doa as entidades filantrópicas e aos órgãos do governo. No município, 25 produtores estão cadastrados no programa, mas segundo o governador o número será aumentado para 60 até o fim do ano. 


Por Leandro Matthaus Com informações da Agência de Estado do Acre Foto: 

Gleilson Miranda/Secom)

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

ALEAC: Deputado estadual Dr. Jenilson Leite ( PCdoB) faz pronunciamento na tribuna da Aleac para destacar a importância da audiência pública sobre mudanças climáticas no Estado


Na atual legislatura do parlamento acreano, Dr. Jenilson Leite ( PCdoB) chama atenção por trazer para a tribuna da Casa temas que requer um olhar diferente das autoridades. O comunista além de participar dos movimentos sociais, agora se engaxa na luta em defesa do meio ambiente. A preservação do meio ambiente é o tema debatido pelas autoridades do mundo inteiro, inclusive, pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o ex-vice presidente americano, Al Gore


Na manhã desta quarta-feira, 05, na Assembléia Legislativa, Dr. Jenilson destacou a importancia da Audiência Pública sobre mundanças Climáticas que será realizado no dia 28 de agosto, em Rio Branco ( Capital) , com o tema “O Estado do Acre e as Mudanças Climáticas”,. Já está confirmada no evento a presença da ex-ministra do meio ambiente do Brasil e ganhadora de vários prêmios da ONU por defender a preservação da floresta amazônica, Marina Silva, do senador Jorge Viana, professores especialistas na área e representantes do Ministério do Meio Ambiente. O evento será realizado no auditório do Palácio da Justiça.


A Audiência Pública visa debater os problemas que são causados por eventos críticos (secas, enchentes, temporais), frutos de possíveis mudanças climáticas. Neste ano de 2015, ocorreu no Acre várias enchente histórica do Rio Acre, e dos Rios da região Tarauacá-Envira, que devastou varias cidades do Estado, todas ficaram em situação de emergência e declararam estado de calamidade pública.


"É necessário que seja debatido as mudanças climáticas que vem ocorrendo no mundo e seus efeitos para o Acre. Temos que debater também os impactos ambientais, fazer uma discussão do replanejamento dos Municípios que foram atingidos pelas cheias dos rios. Um estudo é necessário e de extrema importância, pois precisamos encontrar soluções para os impactos socioeconômicos, humanos e ambientais, decorrentes das enchentes e das secas", disse o deputado no pronunciamento.


O deputado acrescentou ainda que o Acre precisa assumir esse debate. 

“Não podemos deixar que o mundo inteiro debata esse assunto sozinho, procurando soluções para essas mudanças climáticas e nós, que já passamos por tudo isso, e sabemos da importância e até mesmo do perigo, ficar em silêncio”, disse o deputado Jenilson.

Um político precisa estar inserido nos temas que a sociedade clama por resposta, assim está fazendo o deputado, se inserindo neste debate de suma importância para continuação da espécie humana no planeta com saúde de qualidade. Porque a natureza é o pilar da nossa sobrevivência. 

Por Leandro Matthaus
Blog Tarauacá Agora Foto Jardy Lopes