quarta-feira, 13 de abril de 2016

Jenilson apresenta anteprojeto que visa reconhecer a profissão dos Agentes Agroflorestais no AC


O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB) apresentou nesta terça-feira, 12, um anteprojeto de lei n°73/2015 que visa reconhecer a profissão dos Agentes Agroflorestais indígenas ( AAFIs), no âmbito do Estado do Acre.

O anteprojeto também trata da criação especifica de vaga nos concursos públicos quando gerido pelo Estado para nova classe de profissional.

O anteprojeto apresentado pelo parlamentar traz um histórico da formação dos Agentes Agroflorestais Indígenas (AAFIs) do Acre. A formação iniciou em 1996 e representou a continuidade do processo de formação dos professores, agentes de saúde indígena, desenvolvida como parte das estratégias do Setor de Agricultura e Meio Ambiente em cooperação técnica com o Setor de Educação da Comissão Pró-índio do Acre (CPI/AC), e com apoio financeiro e técnico de um conjunto de instituições nacionais e internacionais.

Inicialmente o processo de formação acontecia com participação dos estudantes indígenas em cursos intensivos na cidade de Rio Branco, no Centro de Formação dos Povos da Floresta (CFPF). A partir de 1998, o projeto inovou em sua atuação pedagógica, com a ampliação e diversificação do público indígena: dos cursos intensivos na cidade de Rio Branco às Oficinas Itinerantes nas aldeias.

Jenilson destacou ainda que com o reconhecimento da profissão no Estado do Acre, a categoria irá avançar, bem como terá melhor qualidade dos serviços prestados.

Ano passado a ALEAC realizou uma sessão solene proposta pelo deputado para homenagear os povos indígenas do Acre.⁠⁠⁠⁠

Da redação ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário