quinta-feira, 12 de maio de 2016

ALEAC realiza sessão solene em Homenagem aos Enfermeiros


A Assembleia Legislativa do Acre – ALEAC homenageou nesta quinta-feira, 12, em sessão solene os profissionais de enfermagem do Estado, data que se comemora o Dia do Enfermeiro. A sessão foi proposta pelo deputado Jenilson Leite (PCdoB) através do requerimento n°33/2016, com aprovação unanime de seus pares.


A sessão foi presidida pelo deputado Raimundinho da Saúde (PTN), presidente da Comissão de Saúde da Casa, e contou com presença dos secretários de saúde, Gemil Júnior (Estado) e Oteniel Almeida (Prefeitura de Rio Branco); Jebson Medeiros, represente do conselho federal de enfermagem (COFEN); Dr. Pablo Custódio, presidente do COREN-AC; Luciana Cipriano, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Acre.


A sessão teve início com a execução do hino acreano na voz dos cantores Lidson Martins e Yvana Pacífico e, posteriormente foi exibido um vídeo em homenagem aos profissionais de enfermagem. 

O deputado Jenilson Leite, autor do requerimento, destacou em sua fala que o país e a saúde brasileira passam por momentos difíceis. Mas é preciso ter coragem para enfrentar. Salientando que mesmo diante dos problemas, hoje um é momento de alegria e de reconhecer uma das profissões pilares da saúde, a enfermagem. “ O Poder Legislativo tem orgulho dos profissionais de enfermagem do Acre. Também temos inúmeros problemas, contudo, o Poder Legislativo está sempre disposto a lutar com os profissionais de enfermagem por melhores salários e melhores condições de trabalho. Feliz dia do enfermeiro."


Oito profissionais de enfermagem receberam um certificado de honra ao mérito pelos relevantes serviços prestado a saúde dos cidadãos acreanos. 

A sessão teve como convidado de honra o Prof. Dr. Creso Machado Lopes, da Universidade Federal do Acre- UFAC. Dr. Creso leciona no curso de enfermagem da UFAC desde sua fundação em 1976, inclusive, está lançando o livro “Enfermagem História e Criação: Memórias à Primeira Turma da UFAc 1976-1979”. O representante do Conselho Federal de Enfermagem, Jebson Medeiros, em sua fala agradeceu o deputado Jenilson Leite por proporcionar pela segunda vez este ano um evento em defesa dos enfermeiros, sendo o primeiro a luta contra os cursos de enfermagem à distância no País.


Participaram da sessão os deputados Josa da Farmácia (PTN), Manoel Morais (PSB), Leila Galvão (PT), Eliane Sinhasique (PMDB), Heitor Júnior ( PDT). Dia 12 de maio é comemorado o dia do enfermeiro em homenagem a data de nascimento da Florence Nightingale pioneira nesta área durante a guerra da Crimeia. Na galeria da Casa e no plenário estiveram presentes vários enfermeiros e estudantes de enfermagem.




Por Leandro Matthaus
Fotos Jardy Lopes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário