terça-feira, 4 de abril de 2017

UPA da Cidade do Povo realiza mais de 40 mil atendimentos em 2016


Desde 2014 a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) leva os serviços de saúde necessários aos moradores da Cidade do Povo e bairros adjacentes. Em 2016, mais de 40 mil atendimentos foram realizados, entre casos simples, de média e de alta complexidade.

À época, a UPA foi inaugurada com estrutura para atendimentos básicos classificados como faixa azul. E foi em 2016 que passou a funcionar 24 horas, com diversos serviços e especialidades médicas. Dispõe de equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação.

Segundo a diretora da unidade, Naira Giglioli Barbosa, desde a inauguração da Unidade Básica de Saúde Manoel Alves Bezerra, realizada pela Prefeitura de Rio Branco, em maio de 2016, o fluxo de pacientes na UPA reduziu. Para ela, aos poucos a comunidade está sendo conscientizada dos serviços que cabem à atenção primária.

“Os serviços de saúde disponíveis aqui na Cidade do Povo são essenciais à população e dia a dia temos visto isso. Muitas vezes já sabemos de cada paciente pelo nome, quem é o Francisco, quem é a dona Geralda, entre outros. Assim, temos conseguido atender às necessidades de cada um, dentro da competência de cada setor, quer seja o que é para ser solucionado na UPA, quer seja o que precisa ser direcionado para a unidade básica”, explica Naira.


Tadeu Bezerra, 52 anos, mora na Cidade do Povo há menos de um ano. Não é a primeira vez que necessita recorrer à Unidade e frisa: “É muito importante ter onde buscar atendimento próximo da nossa casa nessa correria da rotina. E aqui tem toda a estrutura, sempre saio satisfeito”, diz.

Os dados sistematizados pela unidade dão conta de que nos dois primeiros meses deste ano houve mais de seis mil atendimentos, uma redução em torno de 50% em relação ao ano anterior no tocante aos casos de faixa azul, considerados de rotina.

“Para nós, esse é um ganho enorme por demonstrar a conscientização da comunidade, além de garantirmos que as pessoas cheguem aqui e sejam assistidas por toda a equipe, com mais agilidade no fluxo de atendimentos”, completa a diretora.

Fonte: Noticias do Acre.

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