quarta-feira, 10 de maio de 2017

ALEAC realizará uma audiência pública para debater sobre a violência na Vila Campinas, em Plácido de Castro


O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB), presidente da Comissão de Segurança da ALEAC 
(Assembleia Legislativa do Acre), protocolou na terça-feira (09) um requerimento junto a Mesa diretora da Casa solicitando a realização de uma audiência pública no distrito de Vila Campinas, no município de Plácido de Castro, para debater sobre a onda de violência que aumentou drasticamente nos últimos dois anos. O pedido do comunista foi aprovado pelos demais membros do parlamento acreano.

O deputado argumentou no requerimento, que a audiência pública visa discutir junto com a sociedade e as autoridades da área de segurança a crescente onda de violência   no distrito de Campinas. Além disso, o evento tem como  objetivo discutir políticas públicas que visem à adoção de estratégias para reduzir as formas e índices de violência, proporcionando a toda sociedade acreana a segurança e tranquilidade que outrora existiu.


O distrito de Campinas faz parte da Jurisdição administrativa do munícipio de Plácido de Castro, localizado a 60 quilômetros da capital Rio Branco, sentido Porto Velho, via BR-364. Atualmente conta com mais de 12 (doze) mil habitantes em toda sub-região, sendo que faz divisa com os municípios de Senador Guiomard e Acrelândia.

Jenilson Leite apontou como fatores que contribuem para o aumento da violência no Distrito, a extensão territorial, o fechamento da subdelegacia e o quase fechamento do sub-comando da PM. “ Com a vasta extensão territorial cortada por dezenas de ramais, nos últimos dois anos vem enfrentando graves problemas e aumento nos índices de criminalidades, agravados, em parte, pela retirada e fechamento quase total da subdelegacia de Polícia Civil, que por décadas funcionava no Distrito de Campinas, somando a este fator nos últimos meses vem se anunciado extraoficialmente que a Administração do sub-comando da Polícia Militar também será remanejado para o Município de Senador Guiomard”.


O presidente da Comissão de Segurança enfatizou que as matérias dos jornais de grande repercussão do Estado tem sido testemunhas oculares e veículos de informações que comprovam os inúmeros crimes e atos de delitos que vem ocorrendo em toda sub-região de Campinas. Por exemplo, o aumento do tráfico de drogas e consequentemente o aumento do número de usuários, vitimando e aliciando acima de tudo pré-adolescentes e a juventude de Campinas, fato este que vem preocupando toda a comunidade escolar composta por: pais, alunos e professores. Aliciamento e exploração sexual de menores, pedofilia e prostituição infantil.  Arrombamento de pontos comerciais, assaltos e furtos tanto na área urbana, quanto na zona rural. Homicídios, espancamentos e brigas generalizadas. Atos de vandalismo, tais como: incêndio de ônibus.

Jenilson Leite usou a tribuna para reiterar seus argumentos. O deputado disse que se reuniu com secretário de segurança pública do Estado, Emylson Farias, e cobrou a permanência do sub-comando da Polícia Militar na Vila Campinas, bem como a manutenção da subdelegacia. Além disso, Leite recebeu na ALEAC lideranças da comunidade pedindo providencias no tocante ao combate a crimilidade.

O presidente da ALEAC, Ney Amorim (PT), fez questão de enaltecer o trabalho da Comissão de Segurança Pública do parlamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário